Saudação

sábado, 24 de agosto de 2013

Webquest




Plano de Aula
Tema: Diversidade Cultural  na Escola  Estadual Pedro Elias
Série: ano  Alunos com faixa etária de : 12 e 13 anos  
 Introdução
         Detectei na escola onde trabalho, situações conflituosas nos relacionamentos interpessoais dos alunos dos (oitavos anos A,B,C,D), causados pela discriminação  socioeconômica e cultural. Manifestada no racismo, no etnocentrismo, no preconceito quanto ao regionalismo. Uma vez que a maioria dos estudantes é imigrante de outros Estados e até de outros países. 
         OBJETIVO GERAL
         Conhecer e valorizar a diversidade sócio- cultural no Estado de Roraima, despertando contra a desvalorização e discriminação á ampla diversidade étnica, linguística e religiosa, conscientizando-os que mesmo devido as desigualdades sociais, da ausência dos valores humanos, que tem gerado problemas é possível criar um ambiente de paz e expectativas para o futuro.  
METODOLOGIA
         As atividades serão desenvolvidas através de: conversa e texto formal, onde tenham a possibilidade de expor suas opiniões e fatos que conhecem e acontecem ao seu redor, logo após uma dinâmica sobre as cores, que seriam coladas tiras de algumas cores na parede.  e cada um diria o que significa o porquê da escolha da cor.
Ex:  A cor branca significa paz e o símbolo é uma pomba.
Preto: dor , urubu e luto. Vermelho: sangue etc...
 Falaria sobre cada continente, a África as pessoas são negras, O continente asiático é amarelado e também exemplificaria dando exemplo do próprio solo onde tem terra branca , negra, amarela, os dedos das nossas mãos que não são iguais, e entraria até um pouco na criação de Deus, onde ele fez cada ser humano diferente um do outro no intuito de um auxiliar o outro e não se sentir superior ou inferior ao próximo.
         Colocaria questionamentos tais como: Onde existe a diversidade cultural?  E eles responderiam: Em casa ( família ) na rua, na escola se o pai é se branco e casa-se com uma negra o filho sairia que cor? ou do indígena com pessoa negra e etc... Entraria  na formação do povo brasileiro.
         Esta acontecendo que tipo de discriminação em sala de aula?
Responderiam: com os colegas negros, gordos, portador de necessidade especial e educativa, com as pessoas idosas, gays, pessoa pobre que vem pra escola para merendar, porque os pais estão desempregados e também com as pessoas que são protestantes, onde cada um tem sua religião, o jeito de falar e se vestir do macuxi e ianomâmi do nosso estado, as pessoas da fronteira Venezuela e Guiana Inglesa , os nordestinos do Maranhão e Bahia.
 De acordo com as perguntas irão pesquisar  recortar figuras(fotos) de , notícias de jornais, reportagens para montarem cartazes.
programas que mostram preconceito? Novelas. Minisséries, palco musical etc... 
Construir cartazes com frases, desenhos etc...
Exploração de vídeos, filmes e textos de reflexão.
Ensaio de uma peça com os próprios alunos
Oportunizar pessoas para virem fazer palestras e debates sobre os pontos levantados pelos alunos .
Promover um evento cultural na escola ( comidas típicas, danças, artesanato, música, concurso de calouro ou apresentar em forma de seminário ou em slides cada grupo apresenta o seu.
Exposição dos trabalhos construídos durante o evento ( Feira Cultural)
Apresentação da música: Vamos construir uma ponte em nós ( Sandy e Júnior)
AVALIAÇÂO
A avaliação será realizada no decorrer do processo ensino- aprendizagem contemplando aspectos qualitativos e quantitativos respeitando os seguintes critérios:
Participação individual e coletiva, Desempenho nas atividades realizadas, Competências e habilidades, Leitura, Atividades práticas em sala
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário